Home Made Kombucha
Para quem gosta de kombucha, mas ainda não se aventurou a fazê-la em casa, fica aqui uma receita que requer um pouco de tempo e trabalho no início, mas que rapidamente se torna num projeto e hobby divertido. Com a vantagem de poder criar sabores únicos e a gosto, obtendo uma bebida saudável e deliciosa para beber a qualquer hora do dia. Segue o nosso guia abaixo e sabe mais sobre esta bebida milenar.
O QUE É A KOMBUCHA?
A Kombuchá é uma bebida fermentada feita a partir de chá, açúcar e uma colónia simbiótica de levedura e bactérias - scoby. Embora se tenha tornado bastante popularidade recentemente, em grande parte graças aos seus muitos benefícios para a saúde, na verdade a kombucha é uma bebida milenar, que com origem na China em 220 a.C.
Embora as kombuchas aromatizados sejam muito comuns, naturalmente esta bebida tem um sabor acre, semelhante ao do vinagre e à cidra. Também pode conter uma ínfima percentagem de álcool, resultante da fermentação, mas não significativa, tão residual, que não se sente. Além disso, também pode existir um nível muito baixo de cafeína presente na kombucha, resultante da fermentação do chá, mas numa quantidade tão baixa, que não é sequer suficiente impulsionar os níveis de energia no corpo. E, embora seja feita de açúcar, esta bebida apresenta valores calóriocos muito reduzidos, dado que este serve apenas de “alimento” para a scoby. Esta “mãe de kombucha” é uma estrutura pálida e suave, que se forma em camadas, pode ser guardada para novas fermentações, ou doada a amigos que queiram começar esta experiência em casa.
À semelhança de outros produtos fermentados, como a kimchi e o kefir, a kombucha é rica em bactérias boas e, portanto, probióticos, que promovem a saúde do intestino, estimulam o funcionamento do sistema imunitário e facilitam a digestão. Além disso, a kombucha também apresenta propriedades antibacterianas e é, especialmente se feita com chá verde, rica em antioxidantes. É portanto, uma alternativa perfeita a refrigerantes e outras bebidas calóricas e pouco nutritivas.
COMO FAZER KOMBUCHA EM CASA
Fazer kombuchá é um processo em duas etapas; a primeira é sobre fazer a kombucha propriamente dita, e a segunda é carbonatá-la e adicionar sabor. Algo muito importante a ter em mente ao preparar kombucha em casa é garantir que todas as ferramentas usadas durante todo o processo estejam limpas para evitar contaminação e reações alérgicas.
O primeiro passo é então obter uma scoby e um frasco de vidro grande (3 a 5 litros), com um bocal grande e está tudo pronto para começar (para 5l):
Limpar bem o frasco de vidro, e passá-lo por agua a fervida;
Ferver 2,5 litros de água com 2 colheres de sopa de chá e adicionar 100g de açúcar branco ou mascavado por cada litro de chá. O chá de folhas soltas, sem sabores adicionados e orgânico, é geralmente o melhor chá para usar. Pode ser verde, vermelho, branco ou preto, mas eu pessoalmente prefiro o verde. Coar a infusão, acrescentar água fria até encher o frasco e amornar a mistura;
Depois de fria, juntar a scoby à mistura, com kombucha original (vinda com a “mãe de kombucha”). É importante garantir que a scoby não é exposta a nenhum metal;
Remover a tampa do frasco e cubrir a abertura com um pano de algodão fina e limpa. Atar uma faixa ou um cordão em volta do bucal do frasco;
Deixar o frasco de vidro em temperatura ambiente, entre 7 a 10 dias;
Verter a bebida para garrafas de vidro na proporção 2/3 de kombucha e 1/3 de sumo de fruta natural para carbonatar e adicionar sabor. As versões que mais gosto são limão e gengibre, ananás e menta, aipo e toranja. Não esquecer de deixar cerca de 2-3 centímetros no topo para que a pressão não fique muito alta;
Reserve a scoby e alguma kombucha original para produzir uma nova bebida e recomeçar o processo;
A segunda fermentação deverá demorar 3-6 dias, a temperatura ambiente. O tempo da segunda fermentação determina a quantidade de gás final da kombucha. Finda esta segunda fermentação, as garrafas devem passar para o frio, para interromper o processo e não deixar gerar mais carbono., Convém abrir cuidadosamente as garrafas (pois podem ficar com muito gás e estourar ao abrir).
A partir daqui, é desfrutar desta deliciosa bebida, que fica ótima acompanhada com um cubo de gelo.
Bom proveito!