Bom dia Matcha!
Conhecido pelos seus efeitos antioxidantes, especialmente o catequina EGCG, que possui fortes propriedades anticancerígenas, auxiliando a neutralizar os radicais livres, protegendo as células de danos e retardando o processo de envelhecimento, o matcha é frequentemente considerado um "superalimento". Contém uma quantidade de cafeína superior à do que o chá verde comum, o que proporciona um aumento da energia, de forma mais duradoura. A combinação de cafeína e L-teanina aumenta a clareza mental e aporta uma sensação de calma, enquanto melhora a concentração.
Fazer um matcha é algo tão simples, que nem se pode consideradar uma receita! Tudo o que é necessário é pó de matcha, água morna, leite vegetal à escolha e um batedor de bambu.
Para uma chávena, eu gosto de usar uma colher de chá bem cheia de pó de matcha e misturar com um pouco de água morna. A água não deve estar demasiado quente, pois o matcha perde algumas propriedades acima dos 70ºC. Bate-se o matcha até que todos os grumos sejam bem dissolvidos e então, adiciona-se o leite vegetal, quente ou frio. Eu opto por leite de côco ou de leite soja baunilhado. Uma pitada de canela em pó, para terminar, umas pedras de gelo, no tempo quente e fica delicioso!